Crônica de Uma Morte Anunciada - Gabriel García Márquez

 Como o próprio título "Crônica de Uma Morte Anunciada" já enfatiza, saberemos durante toda a leitura que uma morte vai acontecer. Sabemos o nome da vítima, o endereço e a causa da morte. Mas até a morte ocorrer, veremos, com a narrativa envolvente de Gabriel Garcia Marquez, os motivos da morte, os últimos suspiros de quem partiu. Muitos podem até achar engraçado ou até sem graça, um livro que já conta o final no próprio título, e perceber no decorrer da leitura que toda a pequena cidade colombiana também sabe que vai acontecer uma morte. Mas o que dá ao leitor a curiosidade de se manter lendo até o fim é justamente saber como aconteceu, o que levou o personagem ao óbito. Bem, Santiago Nasar, sendo a vítima deste romance, morrerá, a morte já é anunciada, ela já aconteceu. Mas é no decorrer da leitura que você, amigo(a) leitor(a), saberá como ela aconteceu.


Sou suspeito em falar sobre a escrita de Gabriel García Marquez, este foi o terceiro livro que já li do autor. A formação jornalística do vencedor do Prêmio Nobel da Literatura de 1982 é bem nítida neste romance, podemos ver em cada linha a riqueza de detalhes de uma matéria de jornal, traço este que instiga o leitor a querer saber o que acontece em seguida. O romance é reconstruído 27 anos após a morte de Santiago Nasar, os personagens que estiveram próximos ao acontecido são entrevistados, e o traço jornalístico do autor entra em ação nestes momentos, apresentando os fatos e a consumação da morte de Santiago Nasar.


Neste romance vemos questões de moralidade, tradição e honra de família, e principalmente vingança, com um toque de culpa coletiva, coisa que a reportagem do amigo do falecido Santiago Nasar parece reacender. Os personagens apresentam suas versões, o que viram no ocorrido e dão suas opiniões, que são diversas e até contraditórias. Todos sabiam que ia acontecer, mas ninguém se moveu para impedir que ocorresse.


É um romance muito bem construído, uma das melhores leituras que fiz este ano, e com certeza indico a leitura, pois apesar de curto, é muito bem detalhado e muto bem construído. Aliás, é difícil nomear um livro ruim de Gabriel García Márquez, e se tiver, deixo o desafio ao amigo ou amiga leitora a citar um livro ruim do colombiano aqui nos comentários. 


O que digo é: leiam Gabriel García Márquez, este é um dos grandes nomes da literatura latino-americana!



Título: Crônica de Uma Morte Anunciada

Autor: Gabriel García Márquez
Ano de publicação: 1981

Ano de Edição: 2019

Gênero: Romance

Comentários

Postar um comentário